Aula 7

abril 12, 2008

Usando os artigos abaixo, o Maurício Serrano fez um resumo do tópico NFR.

John Mylopoulos, Lawrence Chung, Brian A. Nixon: Representing and Using Nonfunctional Requirements: A Process-Oriented Approach. IEEE Trans. Software Eng. 18(6): 483-497 (1992)

e

Nary Subramanian, Lawrence Chung, Yeong-Tae Song: An NFR-Based Framework for Establishing Traceability between Enterprise Architectures and System Architectures. SNPD 2006: 21-28

Os slides utilizados pelo Maurício estão disponívies abaixo.

Vale notar que os artigos mostram como o conceito de NFR evoluiu. Veja que os primeiros resultados de NFR estiveram ligados a tese de Chung. No artigo mais recente já estamos vendo a aplicação de NFR num contexto mais amplo, arquitetura de informações. Quem tiver mais interesse sobre a relação NFR e arquiteturas recomendo a dissertação do Marcelo Cabral, que apesar de não utilizar o NFR diretamente aborda o uso de requisitos de qualidade como selecionadores de arquiteturas.

Um dos pontos dessa aula, que gerou discussão e atenção foi o conceito de “claims”. Esse conceito parece ser fundamental para o aspecto de rastreabilidade, no entanto vem sendo pouco utilizado. Zheng You utilizou-o em sua dissertação de mestrado (em breve colocarei o link aqui).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: