Bem-Vindo

março 10, 2009

Sejam bem vindos. Nosso curso vai utilizar o que foi produzido no ano passado, ou seja : vamos reaproveitar o conhecimento ali produzido.  Portanto, estejam a vontate de navegar em notas anteriores.

No entanto, esse  curso será diferente e essa diferença será muito em função do interesse de cada um registrado no curso.

Creio que temos muito o que explorar e aprender.

Para começar recomendo a todos a leitura de uma artigo recente da revista Wired.  Discutiremos o mesmo na Aula 2.

Anúncios

One Response to “Bem-Vindo”

  1. Elizabeth Suescun Monsalve Says:

    Na aula de hoje abordamos o tópico de transparência de software. Falou-se também do conceito de Governança que, desde a perspectiva organizacional, é o que permite definir as políticas e procedimentos para que elas mesmas sejam controladas.
    O caso ideal é que a governança tenha envolvido dentro de esses procedimentos a transparência. Não necessariamente a governança implica transparência, pois para aplicar os conceitos de governança se pode excluir a transparência.
    O conceito transparência e governança são independentes mais eles batem em dois tópicos importantes em software, os quais são segurança e privacidade.
    Segurança e privacidade desde governança podem levar conflitos, pois em aras da seguridade se esquece um pouco a privacidade.
    Segurança e privacidade desde a ótica de transparência faz que esta seja opaca e perda sua qualidade.
    Foi debatido o artigo “Road Map for Financial Recovery: Radical Transparency Now!” basicamente desde a perspectiva de a falta de transparência no mercado financeiro o que levo à crise mundial. O artigo começa com a seguinte frase “The financial world doesn’t need new regulations. It needs radical transparency”, ou seja, não se precisa de mais regulação, precisasse de transparência. Porem na gestão dos processos financeiros esperasse que fosse de forma unificada e simples, que seja tanto acessível para os cidadãos como para os investidores. Alem disso o conhecimento do negocio deve ser publico permitindo que estes atores cumpram uma função ativa como fiscalizadores e auditores das organizações.
    A data dos relatórios financeiros fornecidos pelas empresas nos Estados Unidos não possuem uma unificação de critérios que permitam à SEC uma adequada fiscalização, alem disso, a porcentagem de fiscalização também é baixo. Sendo somente de 16% as que efetivamente são controladas. Porem pretendesse chegar a um grado de granularidade e detalhamento grande.
    Usando a potencialidade computacional que permita criar modelos que baseados na imagem de se mesmo, ou na unificação a traves de um formato aprimorado em XML chamado XBRL o qual é um conjunto de tags que padroniza a informação financeira permitindo que a informação seja livre e fácil de explorar e dar poder aos investidores, onde todos possam manipular os números para comparar os rendimentos ou criando mecanismos que permitam que os cidadãos fiscalizem, alem disso, todos podem acessar de forma fácil permitindo à sistema financeiro seja regulado, criado e auto corrigido fazendo de este um mercado mais sadio.
    A transparência permite dar papeis ativos aos indivíduos permitindo que eles fiscalizem e regulem a informação de aquelas organizações às quais pertence. Ela também permite responsabilizar aos membros de uma organização pela gestão, ou seja, ela da direito ao integrante sobre a informação que vai afetar direta ou indiretamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: