Transparência é um requisito geral para sociedades democráticas. O direito de ser informado e de ter acesso à informação tem sido uma consideração importante nas sociedades modernas. As pessoas querem ser informadas de maneira apropriada. Desta forma, transparência é uma característica muito bem vista para o estado e para organizações. Sociólogos, Cientistas Políticos e Economistas têm estudado o conceito de transparência e sua importância para o mundo moderno.

Entretanto, como o software permeia vários aspectos da nossa sociedade, em algum ponto no futuro, engenheiros de software terão que dar conta de mais uma demanda: transparência. Neste ambiente vislumbrado, engenheiros terão que possuir métodos, técnicas e ferramentas para ajudar a fazer software transparente.

Nosso curso será composto de quatro partes. A primeira parte será uma visão de transparência sob uma ótica multidisciplinar, com textos fora da área de ciência da computação. Na segunda parte, usaremos uma ótica de requisito não funcional para melhor entendermos transparência como um requisito geral, mas sistematizado. Na terceira parte, usaremos conceitos de engenharia de requisitos e evolução de software para estudarmos possíveis estratégias de atendimento ao requisito transparência. Essas três partes são baseadas em leitura de artigos, ou partes de livros e revisão crítica, usando o modelo de leitor e crítico. A quarta parte será um estudo de caso utilizando um exemplo real onde a turma terá oportunidade de propor métodos, técnicas e ferramentas para apoiar a construção de software transparente.

“Tratar da construção de software implica em tratar do conceito de evolução. Centrar-se no conceito de evolução é uma mudança de paradigma no
processo de desenvolvimento de software. O grande desafio da evolução é o de manter coerência e consistência nos artefatos gerados pelo processo.

O curso vai caracterizar o conceito de evolução, seus problemas, e vai concentrar-se na idéia da manutenção de rastros entre os vários artefatos de software. Na caracterização de evolução usaremos as leis de Lehman e falaremos sobres seus efeitos no desenvolvimento de software. Especial atenção será destinada aos conceitos de controle de versões e gerência de configuração: peças chave para tratar a evolução de software. ”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: